No dia de recorde de infectados, Prefeitura anuncia a reabertura do que falta

Marão encancarou de vez as portas do comércio
Secom

No dia em que o município de Ilhéus registrou 95 casos - o maior número em 24 horas de casos positivos desde o início da pandemia - o prefeito Mário Alexandre publicou decreto no Diário Oficial do Município autorizando a reabertura da quarta etapa de atividades comerciais e econômicas do município, que inclui bares, salões de beleza, autoescolas e academias de ginástica.

Dentre as justificativas do prefeito, está o fato de que as conclusões obtidas pelo Gabinete de Crise quanto à possibilidade da mudança de fase, foram tomadas com base nos dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Município. A medida entra em vigor à zero hora do dia 11. Portanto, nesta terça, todas as atividades comerciais de Ilhéus estarão em funcionamento.

Estão autorizados a funcionar estabelecimentos como os varejistas de souvenires, joias, bijuterias e artesanatos; cabeleireiro e outras atividades de tratamento de beleza; bancas de jornais e revistas; lojas de aeroporto e rodoviárias; academias de esportes de todas modalidades; lojas localizadas em galerias; bares, food trucks e cabanas de praia; auto escolas; cursos profissionalizantes na modalidade online; uso de embarcações individuais e de uso familiar como jet-ski e lanchas, bem como a prática de esportes náuticos, desde que não haja contato entre os participantes e que seja respeitado o distanciamento de pelo menos 1,5m.

Todos os segmentos estão autorizados a funcionar desde que mediante ao integral cumprimento das exigências de higienização dos estabelecimentos e das medidas de prevenção e proteção à saúde e às  vidas humanas.

Culpa da população

Hoje, no Instagram, ao noticiar o número de novos casos e de óbitos no município, a Secom foi questionada por um leitor. "Surreal a quantidade de mortes diárias", escreveu uma eleitora. A Prefeitura respondeu e responsabilizou a população pelo crescimento no percentual de infectados. "Todas as ações de combate e prevenção à pandemia vêm sendo tomadas. Desde a desinfecção de locais públicos, remanejo e reorganização de feiras livres com segurança, descentralização e ampliação do atendimento, busca ativa de pacientes através dos Agentes Comunitários de Saude e Agentes Epidemiológicos, além da maior quantidade de leitos das cidades do interior da Bahia. Nos preocupamos ainda com a transparência das ações, onde somos o primeiro do Estado, afim de que a população tenha acesso à todas as informações. As campanhas informativas e de sensibilização também vem sendo desenvolvidas", escreveu a Secom.

Em seguida, destacou que "tudo isso sem a cooperação da população não se faz tão eficiente. Por isso é necessário seguir todas as recomendações de prevenção e proteção, pois se trata de uma grande pandemia. O fato de flexibilizarmos alguns serviços não significa dizer que as pessoas têm que se dirigir à esses lugares, significa que devem estar aberto para quem em caso de urgência precisar. Por isso pedimos que as pessoas mantenham o isolamento e o distanciamento social, para minimizarmos o percentual de infectados", finalizou.